domingo, 24 de maio de 2015

Possível fechamento de unidade da nestlé gera preocupação

Assunto foi debatido na Câmara de Vereadores – foto Pedro Augusto
A possível desativação da linha de processamento de leite da Nestlé em Itabuna representará uma grande perda para a bacia leiteira da região. Esse foi o entendimento manifestado por quase todos os participantes da sessão especial que debateu o assunto, sexta-feira (22), na Câmara de Vereadores. 

O debate, convocado pelo vereador Jairo Araújo (PCdoB), teve a presença de membros do legislativo municipal, representantes da Prefeitura, pecuaristas, sindicalistas e do deputado federal Davidson Magalhães. Segundo Magalhães, embora a empresa tenha negado o fechamento da unidade, há indícios de desmonte da linha de produção. 

O parlamentar observou que a empresa já reduziu drasticamente as compras de leite junto a produtores da região, levando receito a quem investiu na ampliação do rebanho e em tecnologia para atender a multinacional. Os produtores fizeram grandes investimentos na mecanização do processo de retirada do leite, nas matrizes e no transporte”, destacou o deputado. 

Jairo Araújo explicou que o receio com relação ao fechamento da unidade da Nestlé se acentuou após declarações do deputado estadual e ex-secretário da Agricultura da Bahia, Eduardo Salles. Em seguida, a empresa emitiu nota negando a intenção de desativar o setor de processamento de leite, mas informações de produtores sinalizam para uma queda expressiva na demanda pela matéria prima. 

Outro motivo de preocupação, de acordo com o vereador, tem a ver com as notícias de demissões de trabalhadores na fábrica instalada em Itabuna. “Nós lamentamos a ausência dos diretores da Nestlé nesse debate”, comentou Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário