quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Gisas assume em parceria o Orfanato Canto da Criança

O Grupo Gisas assumiu neste mês de novembro um desafio proposto pelo juiz dr. Marcos Bandeira que coordena a Vara da Infância e Juventude da Comarca de Itabuna-Bahia. Trata-se da direção do Orfanato SOS Canto da Criança, localizado no bairro Nova Califórnia, numa área de densa população carente. 

O Grupo Gisas, que já executa um trabalho social reconhecido no bairro Santo Antônio e adjacências, agrega diversos voluntários que vão enfermeiros, técnicos em enfermagem, tecnico e de segurança, assistentes sociais, psicólogo, agrônomo, educador físico, nutricionistas, odontólogo, pediatra, clínico geral, ginecologista, fisioterapeutas, bem como professores de artesanato, culinária dentre outros. Sob a presidência de Solange da Saúde, em parceira com o empresário Delson Mesquita, que inclusive, tem agregado outros comerciantes e profissionais liberais á causa e obtido sucesso nessa corrente de solidariedade. 

Na vice-presidência, o dr. Roberto Paulo Kruschevisk Almeida Filho, acredita que “com o mesmo esforço que a equipe do GISAS tem obtido bons resultados, o orfanato SOS Canto da Criança também conseguirá se reerguer para prestar o atendimento de importância essencial para o Juizado da Infância e Juventude, bem como mudará a realidade das crianças em situação de risco”, falou otimista. Solange confirma ainda “que a confiança adquirida aumenta a responsabilidade, mas é o foco é traçar metas, já que precisará mais do que o esforço da equipe, será necessário uma verdadeira mobilização entre a comunidade itabunense para recuperar as dependências físicas do orfanato, atrair recursos financeiros para pagar dívidas com funcionários, além da manutenção das contas fixas da instituição”. 

 Um balanço está sendo feito através da coleta de informações fornecidas pela antiga diretoria do orfanato SOS Canto da Criança, para saber qual a situação real que a instituição se encontra. No momento, apenas más notícias. Será preciso fazer uma verdadeira “varredura” em documentos e ações anteriores. O setor jurídico do GISAS já está providenciando formas de obter tais informações para a regularização imediata da entidade, embora o bom senso e colaboração espontânea da diretoria anterior imprescindíveis, evitando assim desgastes em ações jurídicas. 

O orfanato SOS Canto da Criança desenvolvendo um trabalho de acolhimento às crianças e adolescentes com vínculo familiar rompido e judicialmente retirado do convívio, a fim de promover acolhimento, integração e fortalecimento do vínculo familiar, assistindo às suas necessidades em saúde física e mental, e educacional. 

Elas chegam na instituição encaminhadas pelo Juizado de Menores e o Conselho Tutelar. Embora a instituição exista para funcionar como abrigo provisório para estas crianças em risco, muitas delas podem permanecer na instituição por anos. Os demais membros da nova diretoria são Luiz Carlos Leite Souza, e Darleth Mota, respectivamente na tesouraria e vice-tesouraria, Flávia Layane na primeira secretaria, sendo o vice o fioterapeuta Jaime Porto Santiago. 

No conselho fiscal assumiram Solange Prates, Arilma Nascimento, Quesia Sousa Santos, Tayane Sousa de Oliveira, Carlos Arleyb O. Silva e Adelina Santos. O Orfanato SOS Canto da Criança fica na Rua A, Nova Califórnia, tel do GISAS 73 88066136 e 73 988274014

Nenhum comentário:

Postar um comentário