quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Servidores da Educação deixam prefeitura de Buerarema após ordem de despejo, mas greve continua

Os grevistas passaram uma semana “acampados” no prédio da prefeitura
Após passarem uma semana “hospedados” no prédio da prefeitura de Buerarema, servidores da educação daquele município deixaram o local na tarde de quarta-feira (26). A desocupação ocorreu por força de uma ordem de despejo, expedida pela Justiça. Os manifestantes haviam ocupado o imóvel no último dia 18 de outubro, em protesto contra o atraso no pagamento dos salários. 

A greve, no entanto, continua. É que, numa reunião realizada entre representantes da Secretaria de Educação e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) do município, o governo propôs regularizar os salários atrasados dos servidores, mas de forma gradativa, à medida que os recursos fossem entrando. A proposta não agradou os grevistas. 

A paralisação dos professores, funcionários da merenda e de serviços gerais, além de outros colaboradores deixa 2.600 estudantes sem aulas. Segundo a professora Eliane Silva, coordenadora APLB, os atrasos de salários começaram em abril deste ano. O mês de setembro, de acordo com o sindicato, ainda não havia sido pago. Eliane informou que existem casos de educadores que estão com os salários atrasados desde julho. 

Antes de decidirem pela greve, os professores já tinham adotado a “operação tartaruga”. Nesse período, os alunos eram liberados às 10h da manhã. O município tem 354 servidores da Educação efetivos, dos quais 250, aproximadamente, são professores. Até o fechamento dessa matéria, o impasse continuava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário